Vendas de automóveis em Maio: Grupo PSA domina vendas de veículos eléctricos, num mês com poucas alterações.

O mês de Maio mostrou alterações pouco significativas no mercado automóvel, tendo sido comercializadas mais 215 unidades que em Abril.

Esta estabilidade foi visível em todos as categorias de motorização, com muito ligeiras alterações. Das 215 unidades a mais, os veículos a gasolina foram responsáveis por 80 unidades face a Abril. As motorizações híbridas subiram 7 unidades, e as plugin 17. Até as motorizações a gasóleo mostraram uma subida de 13 unidades.

A maior subida foi dos veículos eléctricos com mais 273 unidades. Para quem tiver as fazer as contas, as motorizações de categorias que não seguimos, nomeadamente GPL e GNC, sofreram descidas.

Quota de mercado por tipo de motorização. Fonte: ACAP

Olhando para a quota de mercado, os números também não podem variar significativamente. Com duas pequenas notas.

Os veículos da gasóleo perderam mais 0.3%. Este número não seria significativo, não fosse corresponder a ainda mais um mínimo histórico, de 26.5%. A quota de mercado desta motorização de Janeiro até Maio é de 29.45%, o que corresponde a uma descida de 5% face ao ano passado.

A outra nota, corresponde aos veículos eléctricos, que atingiram os 9.2%, o que corresponde ao segundo valor mais alto do ano. No somatório do ano até ao momento, esta motorização atinge os 9%, que compara com os 7.8% do ano passado.

Advertisements

De resto, as variações são inferiores a 0.2%

Quota de mercado por tipo de motorização. Fonte: ACAP

Olhando para a tendência de longo prazo, o movimento é sistemático, inexorável, mas lenta. Desde Janeiro de 2021 até Maio de 2022, a média anual dos veículos a combustão interna desceu de 88% para os actuais 80%

Média a 12 meses da quota de mercado de motorizações de combustão interna.

Curiosamente, um olhar mais detalhado para a evolução, dentro das várias motorizações, os números mostram várias histórias.

Como se tem visto, o anterior líder de vendas, os veículos a gasóleo, desceram em todos os meses excepto um, nos últimos 17 meses. Dos anteriores 44%, estes veículos correspondem agora a uma média anual de 31%.

Curiosamente, as motorizações a gasolina mostram uma estabilidade notável, dos 35% em Janeiro de 2021, aos 35% em Maio, tendo variado entre os 34% de Fevereiro de 2021 e os 37% de Julho de 2021.

As restantes motorizações mostram subidas mais ou menos significativas:

Advertisements
  • Híbridos, dos 5.6% para os 9.7%
  • Plugin, dos 7.3% para os 9.6%
  • Eléctricos, dos 4.7% para os 9.82%
Média a 12 meses por tipo de motorização.

Lorem Ipsum

Vendas de automóveis eléctricos por marca

Ora, as vendas de veículos eléctricos subiram em mais de 200 unidades. A novidade, é que tal aumento não se deve a vendas da Testa.

A subida das vendas deve-se em primeiro lugar às vendas da Citroen, que ocupou pela primeira vez o topo das vendas, com 153 unidades, ultrapassando a Peugeot com 136 unidades. É notável como o mercado foi este mês dominado pelas duas marcas do grupo PSA, com mais de 20% de quota de mercado.

Em terceiro lugar encontramos a outra razão para o significativo aumento das vendas: a Mercedes, o que corresponde ao melhor resultado da marca alemã nesta gama, com 124 unidades. Seguidamente encontramos alguns dos suspeitos do costume, a Nissan que continua a mostrar uma resiliência notável, e a Kia.

Em sexto lugar temos mais uma novidade: a Dacia, impulsionada pelos altos preços dos combustíveis e a mostrar como pode existir uma gama mais baixa dos veículos eléctricos.

Finalente, de destacar, o facto de que a Cupra começou agora as entregas de veículos em volume, com 58 unidades, que compara com os 30 veículos vendidos pela Volkswagen.

Advertisements
Vendas de veículos eléctricos por marca em Maio. Fonte:ACAP

No somatório do ano até ao momento, a Peugeot está agora mais destacada na liderança, com 727 unidades, segunda pela Tesla, a BMW e a Mercedes. É curioso, mas não inesperado, que no top 4 encontramos 3 marcas de gama alta, o que corresponde ao facto de que o preço destes veículos é ainda elevado.

As 10 marcas mais vendidas estão todas acima das 340 unidades, porque depois só encontramos a Volvo com 215 unidades. No entanto é provável que algumas marcas abandonem esse grupo no curto prazo, nomeadamente Dacia e Cupra.

Vendas de veículos eléctricos por marca em 2022. Fonte:ACAP